O JULGAMENTO PILATOS E SUA ESPOSA
O verdadeiro caráter de um homem se revela quando ardem ao seu redor as chamas da adversidade. Diante da pressão quando Jesus foi levado INJUSTAMENTE até Pôncio Pilatos. Ele teve que escolher mas influenciado por...
Assim ocorreu com Pilatos. No término do ministério de Jesus, Pilatos desempenhava um papel-chave na crucificação do Filho de Deus. Pilatos fez o que era errado por causa da influência da multidão turbulenta.
Pilatos queria agir corretamente. Ele queria libertar Jesus. Diante dos acusadores de Jesus, Pilatos declarou sua convicção: "Não vejo neste homem crime algum" (Lucas 23:4). Pilatos tentou não menos de três vezes persuadir os judeus a libertar Jesus (Lucas 23:13-22).
A princípio, ele sugeriu castigar Jesus e em seguida libertá-lo (Lucas 23:16). Depois ele lhes falou mais uma vez, desejando soltar Jesus (Lucas 23:20). Por fim, ele os desafiou pela terceira vez em resposta à exigência deles de que Jesus fosse crucificado. "Que mal fez este? De fato, nada achei contra ele para condená-lo à morte" (Lucas 23:22).
A situação era política , então aqueles que se sentiam ameaçados(Mateus 27:18), pelo doce amor do verdadeiro líder que andou entre nós , caminhou e só fez preencher o buraco que havia dentro das pessoas que era exatamente seu tamanho e presença... feriu o ego daqueles que intentavam mata-lo.
Quantas vezes situações como essas acontecem perto de nós ou com alguém que conhecemos e até mesmo conosco ??? Digo de julgarmos injustamente. Tomarmos as dores de quem gostamos mesmo que este esteja errado ... E tratarmos com indiferença porque alguém que gostamos nos fez acreditar que aquela pessoa não era passível de perdão e sim digna de ser ignorada.
Vamos ver o que acontece detalhadamente...
A esposa de Pilatos tocou mais ainda a sua consciência. Sentado na tribuna para julgar o caso, recebeu da esposa um recado. "Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito" (Mateus 27:19).
Quantas vezes, pela graça de Deus, a consciência do homem é incentivada a agir justamente?
E que delícia mulheres olha de novo nossa presença causando a diferença na vida de um esposo neste caso Pilatos e em nossas casas e vidas ?!
Que possamos ser mulheres sábias que procurem em DEUS sempre a solução e a direção certa, pois nossas escolhas podem causar morte em nossa casa e pior de inocentes ...
Às vezes temos a tendência de pensar que basta "saber o que é certo" ou "querer fazer o que é certo". Muitas de nós amenizamos a consciência turbulenta por meio de um estudo detalhado da Palavra e uma aceitação intelectual posterior para com a verdade, que é correta.
Também muitos de nós achamos muito conforto em estar favoravelmente inclinados a tudo o que consiste em bom comportamento.
No entanto, o Senhor não estava à procura de pessoas que fossem apenas "simpatizantes da causa". Jesus queria discípulos que carregassem a cruz. E onde estavam??? E onde estão ????
Pilatos fracassou como líder. Em vez de levar o povo a tomar a decisão certa em relação a Jesus, o povo é que o levou a tomar a decisão errada.
Pilatos ia querer agir de forma justa. Mas, se fazer o correto significaria que os judeus iriam prejudicar Pilatos profissional ou politicamente, então Pilatos não estava mais disposto a fazer o que era certo. Pilatos fez o que acreditava ser o mais vantajoso para a sua carreira política...
Pilatos tomou a decisão politicamente correta. Com a consciência carregada com o peso do pecado, ele lavou as mãos na presença dos judeus, fingindo não ser responsável pelo que se passava ali. Sua carreira política estava preservada, sua reputação com o povo se manteve em alta. Ele era o herói por um momento.
-
Tirar vantagem da dor alheia ... Não podemos esperar princípios bíblicos de quem não conhecia Jesus, mas todavia nós o conhecemos e ele foi moído e ferido por nós e o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele e seremos sarados se quisermos neste dia de toda a imperfeição em nossos caráter eu almejo , preciso , e aguardo essa transformação.
-
Eu gosto muito de observar o que chamamos de coadjuvantes nas passagens bíblicas...A mulher de Pilatos mencionada era um destes personagens...Não havia me atentado para a observação que ela havia feito à Pilatos que infelizmente agiu impulsionado por motivos alheios e desprezou o que realmente o Mestre representava...Mas creio que tudo teve um propósito...E mais uma vez Jesus mostra mais um exemplo de conduta e humildade...
ResponderExcluirAss.: Elton
ResponderExcluirAmém , obrigado Elton pela visita brother .
ResponderExcluirDEUS seja louvado!ainda hoje eu e minha tia estávamos falando sobre julgamento e perdão.Uma pesssoa chegou p/a a outra, vou falar assim p/a não colocar nomes,e disse seu marido nunca prestou, sempre te colocou chifres, tem vários filhos fora do casamento e outras coisas horríveis; se eu fosse vc pegava as roupas dele e jogava na rua; ai a pessoa falou não tenho coragem p/a fazer isto já vivi a vida inteira com esta pessoa e ele hoje com 71 anos...então comentávamos só DEUS pode julgá-lo, e pode convertê-lo; eu vejo q não tem outra saída, ele é uma pessoa da minha família, eu amo ele odeio o pecado q ele comete, mas oro pela conversão dele; em Nome de Jesus vou vê-lo convertido.Tudo é possível ao q crê, aleluias! glórias a DEUS!!!
ResponderExcluirRosângela M M Pereira
ResponderExcluir